Quinta Rainha Santa Mafalda
QUINTA RAINHA SANTA MAFALDA
DOURO | PORTUGAL

BEM-VINDO AO DOURO

 

O Rio Douro

De águas calmas e cores em constante mudança, porque refletem a paisagem, o rio Douro é uma surpresa sempre que o contemplamos. Com uma beleza única, lança-nos o convite para um passeio ao longo do seu curso, que serpenteia, determinado e elegante, por entre os montes de vinha. 
Navegar o Douro é uma das experiências imperdíveis durante as suas férias! Prefere a liberdade revigorante de um barco à vela ou o charme encantador de um barco vintage?

 

IMG_1794

A Paisagem

As vinhas e olivais que abraçam o rio ao longo do Vale do Douro criam uma paisagem única que proporciona panorâmicas de cortar a respiração, ponteadas com as  Quintas ancestrais e pequenas aldeias, realçando o imenso verde. As encostas ondulantes, com as linhas perfeitas dos socalcos de vinhas, mais parecem trabalhos artísticos de pintor, que depois uniu as telas numa harmoniosa manta de retalhos…
Para observar este cenário de eleição, a região propõe um passeio em minibus panorâmico ou um tour privativo com guia acompanhante, para conhecer o melhor do Douro, Património Mundial. Não vão faltar oportunidades para conseguir fotos incríveis! Para mais tarde recordar…

 

Vinhos

Os vinhos

Os vinhos do Douro há muito que representam Portugal em todo o mundo, atraindo especialistas e apreciadores. A qualidade requintada das mais nobres castas e o clima tão especial da região oferecem um caráter genuíno aos vinhos. O que ocupa o lugar de topo é, sem dúvida, o vinho do Porto, de características únicas e a razão pela qual o Douro foi distinguido com a classificação de primeira região vinícola demarcada do mundo.
Visitar uma das emblemáticas Quintas da região é experiência obrigatória. Ao longo de todo o ano, os turistas podem conhecer de perto as vinhas, as caves e adegas, bem como efetuar provas dos mais variados tipos de vinhos. Em Setembro decorrem as vindimas e os visitantes são convidados a participar nos trabalhos da apanha das uvas e pisa no lagar, terminando depois na prova do primeiro vinho da época.

 

_DSC6300

A Gastronomia

O Douro é também amplamente reconhecido pela sua gastronomia típica. A diversidade de produtos e os sabores fortes presentes nas receitas tradicionais confirmam o caráter da região. O leque de opções ao nível dos restaurantes melhora a cada ano. Entre restaurantes contemporâneos e tascas típicas, os turistas e visitantes têm sempre assegurada uma experiência única, com sabores distintos e a hospitalidade tão característica do Douro.
A “Rota das Tascas”, por seu lado, vem destacar a diversidade de lugares típicos na região, promovendo o contacto com a herança gastronómica das pessoas do Douro. Preservam-se assim os pratos e vinhos mais tradicionais, divulgando estes lugares simples, onde a autenticidade é o ingrediente principal.

 

Cultura

Cultura e Lazer

Conhecer a região do Douro passa também por compreender as suas origens, saber a sua história e ler os testemunhos das pessoas moldaram este lugar e o tornaram digno de ser considerado Património Mundial.
Existem três museus locais, com uma ampla variedade de exposições – Museu do Douro, Museu de Lamego e Museu do Côa, este último incluído no Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Para os mais aventureiros, existem passeios em todo o terreno e canoagem, mas também programas radicais como descida de quedas de água, rafting e slide…
Se é fã de parques de diversões, terá também essa possibilidade – o parque aquático da região propõe dias muito bem passados com todo o tipo de atividades no exterior, tanto para adultos como para os mais novos…
À noite, aceite a sugestão de jantar num dos restaurantes junto ao rio ou aproveite um dos eventos culturais em agenda.

 

DOURO, UM TESOURO NATURAL A DESCOBRIR